Livros e textos
Qual é a ligação entre o pensamento de José Ortega y Gasset e a obra de Edmund Husserl? Analisar esta possibilidade é a proposta deste livro. Neste sentido, realiza-se uma imersão bibliográfica em livros, artigos e bases de dados buscando contextualizar o papel de Ortega y Gasset no movimento fenomenológico, perpassando por uma análise da opinião dos principais comentadores deste pensador. Não nos escapa uma investigação da vida de Ortega e como ela influenciou seu pensamento.
Outros textos
A RELAÇÃO DE ORTEGA Y GASSET COM A FENOMENOLOGIA
A relação de Ortega y Gasset com a fenomenologia engloba um antagonismo de perspectivas no que tange a repercussão da filosofia espanhola do século XX. Dentre estas formas de conceber esta relação, evidencia-se a concepção de que Ortega tenha formulado uma filosofia original, abandonando a fenomenologia no momento em que a provara, visão esta repercutida por seu discípulo mais dileto, Julián Marías. Por outro lado, alguns pensa-dores, como Javier San Martín Sala, defendem que Ortega permaneceu fenomenólogo até o final, apesar de sua própria opinião. Ocorre que, ao deparar-se com a obra de Husserl inti-tulada A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental, Ortega acredita que Husserl reformulou a fenomenologia devido a um encontro travado entre ambos em 1934. Ortega acredita que até aquele momento a fenomenologia era uma forma radicaliza-da do kantismo por acreditar que faltava-lhe a razão histórica em seu contexto epistemoló-gico e, por fim a encontra nos escritos do chamado último Husserl.
Grátis
Tradução do artigo de Ortega y Gasset, "Meio Século de Filosofia"
Com a autorização dos herdeiros de José Ortega y Gasset tivemos a oportunidade de traduzir o texto "Meio Século de Filosofia" deste pensador espanhol. Texto este que foi publicado na Revista Científica Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica, com revisão do Dr. Adriano Furtado Holanda. O artigo pode ser lido na página 344 da referida revista. Clique no link abaixo.
Grátis
O Eu, a Circunstância e o Sentido
A responsabilidade de ser um eu resume de forma singular a psicoterapia proposta neste livro. Ou seja, se faz necessário compreender a psicoterapia como uma educação para a responsabilidade. Ao invés de legar-se a um comportamento mecânico, como o homem-massa descrito por Ortega y Gasset, o indivíduo deve responsabilizar-se por suas escolhas, transcendendo suas circunstâncias e elucubrando um sentido para suas vivências.
Intervenções Psicológicas no paradigma Fenomenológico-existencial, Vivenciadas em Situação de Formação Acadêmica
Participamos do desenvolvimento deste projeto com o capítulo: DA CIRCUNSTÂNCIA AO SENTIDO: experiência em psicologia da saúde no contexto hospitalar. Confira maiores detalhes clicando no link abaixo.
Gratuito em PDF
◄
1 / 1
►