Por vezes os pais deparam-se com esta dúvida, seja mediante uma sugestão do pediatra ou por algum comunicado da escola, quando ocorre alguma mudança no comportamento dos seus filhos. Neste artigo, proponho delinear de forma en passant a atribuição específica de cada profissional.
O psicopedagogo possui um campo de atuação bastante amplo e dentro desta pluralidade destaca-se sua formação pedagógica para lidar com problemas relativos à aprendizagem, inclusive prestando serviço de auxílio extraescolar que objetiva aplacar dificuldades do processo de aquisição de conhecimento do indivíduo. Desta forma, está apto a realizar diagnóstica psicopedagógico com questões que remetam a aprendizagem escolar e assim, podem orientar professores, pais e crianças sobre conteúdos escolares.
Comumente, o psicopedagogo atua de forma lúdica, examinando por meio de jogos e técnicas específicas as dificuldades que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem com a criança. O impacto de seu trabalho remete ao bem-estar do aluno e da família, reduz a evasão escolar, bem como propicia uma compreensão diferenciada do processo de ensino para a criança.
Já o psicólogo infantil busca compreender os aspectos cognitivos e comportamentais de seus pacientes. Assim, por meio de seu trabalho estará apto a realizar um psicodiagnóstico englobando as questões emocionais, vivenciais e relacionais em prol do desenvolvendo do autoconhecimento. O enfoque não recai sobre a aprendizagem em si, mas atua em todos estes aspectos relativos a integralidade humana que podem estar interferindo no processo educacional. O psicólogo proporciona um acolhimento, uma escuta diferenciada e um ambiente seguro para que a criança, e a família, exponham suas experiências.
Habitualmente a procura do psicólogo infantil está atrelada às questões de ansiedade, adaptação a novo ambiente escolar, problemas de socialização e dificuldades de reconhecimento das próprias emoções por parte da criança.
A procura de um psicoterapeuta pode proporcionar auxílio para estas e outras ocorrências. Em caso de maiores dúvidas procure um profissional de sua confiança
Obrigado pela atenção.
Um grande abraço.
Autor: Alan é Psicólogo (CRP-12/15759), atuando com psicologia clínica na cidade de Brusque - SC; Além disto é Escritor, Mestrando em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduado em Psicologia pela UNIFEBE, com ênfase em Prevenção e Promoção de Saúde, e graduado em História pela Universidade Paulista. Membro ativo do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno) da UFPR.
Comments